A Federação Nacional da Educação (FNE) promove no próximo dia 9 de novembro de 2024, na Fundação Eng. António Almeida, no Porto, o Fórum FNE 2024, este ano com o tema "MELHOR EDUCAÇÃO com carreiras valorizadas, atrativas e mobilizadoras".
Alexandre Homem Cristo, Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Fernando Paulo, Vereador da Educação da Câmara Municipal do Porto, Rui Ramalho, da Escola Superior de Educação – Paula Frassinetti, são alguns dos nomes confirmados no Fórum, que conta ainda com quatro painéis diversificados, com nomes ligados à Educação em Portugal.
Durante esta iniciativa, que coincide com as celebrações do 42º aniversário da FNE, assistiremos a apresentações e debates sobre a docência e o Pessoal de Apoio Educativo (PAE), de forma a reforçar uma ação sindical transformadora, orientada para uma intervenção que integre as novas realidades da educação e um quadro legal mais justo e inclusivo, capaz de identificar desafios, obstáculos, receios, oportunidades e propostas de solução capazes de ultrapassar constrangimentos e limitações de contextos.
A abertura do evento decorre às 10h30 do dia 9 de novembro e conta com as presenças do Secretário-Geral da FNE, Pedro Barreiros, um representante do Conselho de Administração da Fundação Eng. António d’Almeida e Alexandre Homem Cristo, Secretário de Estado Adjunto e da Educação, com o encerramento a ficar a cargo de José Cordeiro, Secretário-Geral Adjunto da UGT e Gabriel Constantino, Presidente da Mesa do Congresso e do Conselho Geral da FNE.
O Fórum FNE 2024 assume-se como um lugar privilegiado de reflexão sobre as metamorfoses da escola e da educação, particularmente no que ela implica de transformações nas condições do exercício profissional docente e não docente e na sua respetiva tradução num quadro legal valorizador dos profissionais da Educação.